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GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE
E INOVAÇÃO NO LABORATÓRIO
CLÍNICO por Maria Elizabete Mendes
odemos entender qualidade como a totalidade de projetos para fabricação; responder às mudanças tecnológi-
características de um processo que incidem na sua cas e do mercado laboratorial; a introduzir novos produtos,
Pcapacidade de satisfazer necessidades explícitas e ideias, processos ou serviços, melhorar a competitividade e a
implícitas. Considera-se como inovação a exploração de no- cooperação. Elas promovem a aprendizagem organizacional,
vas ideias para satisfazer necessidades não satisfeitas, an- contribuem para o desenvolvimento e a revisão de compe-
tecipando ou então criando necessidades imprevistas, com tências essenciais, proporcionando novas oportunidades de
sucesso porque agrega valor. negócios, a partir da integração de funções gerenciais, com
No mundo moderno e complexo dos laboratórios clí- uma variedade de novas tecnologias.
nicos, a inovação se tornou a base para criar e manter a A conexão entre qualidade e inovação requer projetos de
competitividade. Ao planejar a estratégia do negócio, é ne- melhoria ou a criação de produtos, como a automação total
cessário que o patologista clínico tenha um entendimento no laboratório ou o uso de drones para transportar amostras
adequado da inovação e do processo de gerenciamento da de pacientes para o laboratório, ou ainda melhorias nos pro-
qualidade no laboratório. cessos laboratoriais existentes empregando-se ferramentas
Estudos têm examinado a relação entre a gestão da qua- como kaizen, lean production, métrica sigma que podem
lidade e o desempenho da inovação, sugerindo que há uma melhorar a sua eficiência. Não se pode esquecer como a apli-
relação significativa e positiva da qualidade e o desempe- cação de algumas novas ideias geram novos métodos labo-
nho da inovação. Os resultados mostram que a velocidade e ratoriais (ex.: biologia molecular e suas múltiplas aplicações,
a qualidade da inovação desempenham papéis mediadores como genômica e proteômica) ou o reconhecimento de pa-
na relação entre aprendizagem organizacional e vantagem drões de imagens baseado em inteligência artificial para a
competitiva. Por isso, muitos laboratórios têm adotado a qua- análise de imagens hematológicas.
lidade e a inovação como práticas corriqueiras. A qualidade no laboratório não é de implantação rápida.
Trata-se de mudar o modo de execução das rotinas laborato-
riais, gerar modificações culturais e adaptações ao longo do
No mundo moderno tempo. Ela requer o planejamento minucioso com objetivos
bem delineados e o seu monitoramento. Prima por buscar o
e complexo dos laboratórios encantamento do cliente, a valorização e o desenvolvimento
clínicos, a inovação do capital intelectual, consolidar a gestão por processos, va-
se tornou a base para criar lorizar o trabalho em equipe, agir dentro das melhores práti-
cas. Esses aspectos mostram claramente a convergência da
e manter a competitividade Inovação com a Qualidade, consolidando-se através do ciclo
virtuoso de melhoria contínua e prevenção.
Os elementos da cadeia de valor diferem em sua
associação com os resultados do produto. Marketing e produ- MARIA ELIZABETE MENDES
ção estão relacionados à qualidade do produto. Todavia, sur- é médica patologista clínica, doutora em Medicina-Patologia,
administradora hospitalar, responsável pelo Núcleo de
preendentemente, enquanto a pesquisa e desenvolvimento Qualidade e Sustentabilidade da Divisão de Laboratório
estão relacionados à inovação de produtos, as compras estão Central do HCFMUSP, chefe da Seção Técnica de Bioquímica
de Sangue da Divisão de Laboratório Central do HCFMUSP.
relacionadas à qualidade e à inovação do produto.
Parte das mudanças inovadoras é desenvolvida para: Contato: m.mendes@hc.fm.usp.br
reduzir o ciclo de vida dos produtos, diminuir as etapas de
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