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OPINIÃO






         O LABORATÓRIO CLÍNICO E AS

         OPORTUNIDADES DE DIFERENCIAÇÃO


         por Claudio Pereira



               e acordo com o conceito tradicional descrito por Por-  ta estão direcionadas à possibilidade de desenvolvimento,
               ter  em  1980, as estratégias  genéricas  dos  negócios   pelo laboratório clínico, de produtos e serviços diferenciados
         Dpodem  ser  classificadas  em  3  tipos:  liderança  em   aos pacientes e médicos. Assim, exames de maior valor mé-
         custo, diferenciação e foco (estratégia de segmentação ou ni-  dico ou qualidade, serviços que apresentem maior conforto e
         cho). O objetivo empresarial de cada uma dessas potenciais   comodidade  ao  paciente, melhor  suporte e consultoria  ao
         estratégias é entregar valor aos clientes e obter vantagens   médico assistente, tempos de resposta mais curtos e canais
         competitivas  em  mercados  específicos,  sempre  usando  as   de distribuição, acesso e relacionamento mais eficazes, são
         competências  principais  da  companhia.  Além  da  obtenção   as principais ideias que nos ocorrem quando falamos da es-
         da vantagem competitiva, a estratégia desenhada deve per-  tratégia de diferenciação.
         mitir  a  sustentação  desta vantagem  ao  longo  do  tempo,   Também podemos pensar que a reputação e a imagem da
         criando barreiras para a sua imitação.           marca, baseadas em sólida percepção de valor pelos clientes,
                                                          contribuem muito para a diferenciação e podem representar
                                                          uma barreira de entrada relevante para o sucesso dos com-
         Também podemos pensar                            petidores. Bem elaboradas, estratégias de “branding” podem
         que a reputação e a imagem                       ajudar a assegurar a manutenção e o fortalecimento deste
         da marca, baseadas em                            fator de diferenciação.
                                                            Mas eu gostaria de chamar a atenção neste artigo para a
         sólida percepção de valor pelos                  possibilidade (e, talvez, necessidade) de desenvolvimento de
         clientes, contribuem muito                       um  novo caminho de diferenciação, que  está  vinculado  à
         para a diferenciação                             adoção de práticas de gestão da utilização dos exames labo-
                                                          ratoriais.  O laboratório  clínico precisa  assumir a liderança
                                                          neste processo, identificando os recursos que são utilizados
            A liderança em  custo  busca desenvolver a companhia   em excesso, configurando desperdício, e apontando os exa-
          como  o  player  mais  eficiente  e  produtivo,  oferecendo  aos   mes  que  devem  ser  utilizados  com  maior  frequência  para
          clientes valor similar ao dos competidores, porém com custo   permitir a melhor performance em diagnóstico, indicação da
          mais baixo e preço de venda inferior.           terapia, monitoramento e prognóstico.
            As estratégias baseadas em foco visam encontrar nichos   O laboratório clínico que conseguir contribuir decisiva-
          de atuação no mercado em que um determinado direciona-  mente para a gestão da utilização dos exames, eliminando
          mento  (em  geral  vinculado  a  custo  ou  diferenciação)  seja   incentivos a procedimentos desnecessários e focando na ge-
          bem-sucedido.  O objetivo  não  é atuar  em  todo  o  mercado,   ração de valor e otimização de recursos, terá desenvolvido
          mas encontrar um segmento que garanta o sucesso de um   um novo diferencial competitivo que será valorizado pelos
          produto ou serviço específico.                  sistemas de saúde dos quais faz parte.
            Por fim, e onde pretendemos nos manter até o final deste
          artigo, temos a estratégia de diferenciação. Nesta estratégia,
          a companhia  procura  entregar  um  valor  maior  que  o  dos
          competidores ou oferecer produtos e serviços únicos. E, por   CLAUDIO PEREIRA é diretor
                                                              geral do Cerba no Brasil.
          isso, consegue  se  diferenciar  no preço de venda, obtendo   Médico patologista clínico,
          vantagens em rentabilidade ou em fatia do mercado.  com MBA em Gestão em Saúde
                                                              e Finanças Corporativas.
            Mas como um laboratório clínico pode criar uma estraté-
          gia de diferenciação e obter vantagem competitiva sobre os   Contato: Cpereira@cerba.com
          seus competidores? As respostas mais diretas a esta pergun-


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