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GESTÃO DE MARKETING




         MÍDIAS NO MARKETING LABORATORIAL


         O
                mês  de setembro foi  marcado pelo lançamento de
                uma publicação para o setor laboratorial que explora
                os aspectos da inovação e tudo que contribui e inter-
          fere diretamente com esse tema. O livro* foi um lançamento
          da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Me-
          dicina Laboratorial) durante o congresso e estará disponível
          para download no site em breve. Nessa coluna, exploraremos
          o capítulo 8 que trata da importância das ferramentas de mí-
          dias no marketing do laboratório e como podemos melhorar
          a nossa comunicação on-line e off-line em um cenário onde           Daniela durante
          os pacientes com problemas  complexos e exclusivos exi-             congresso da
                                                                              SBPC/ML no Rio
          gem respostas personalizadas de nós, prestadores, ao mes-           de Janeiro
          mo tempo que temos trabalhado  para melhorar  a entrega
          dos serviços com base em experiências diferenciadas. Essa    equilibrar todas as possibilidades de acordo com o perfil dos
          realidade exige um esforço extra do marketing com o qual a   clientes da empresa, o volume de recursos disponível e o ciclo
          comunicação integrada tem um papel primordial no sentido   de vida da empresa. Segundo a Pricewaterhouse, 42% dos con-
          de dar voz e motivar o envolvimento desse consumidor, bem   sumidores usaram a mídia social para buscar tratamentos e
          como contribuir com a sua alfabetização em temas da saúde.   me´dicos, 25% postaram a sua experiência e 20% participaram
                                                          de fóruns on-line. Sob o ponto de vista do me´dico, mais de 60%
         Agregar a visão de jornada                       veem  as  ferramentas  de  mídias sociais  como  um caminho
                                                          para oferecer melhores cuidados de saúde aos seus pacientes.
         do cliente nos ajuda                             Entretanto, consideram que a qualidade e o volume das infor-
         a ampliar a percepção sobre                      maço~es disponíveis representam uma se´ria ameaça: de quem

         as oportunidades                                 e´ a responsabilidade por sua autoria? Em outra pesquisa, foram
                                                          mapeados diversos posts disponíveis nas redes sociais, sendo
                                                          que os 20 mais compartilhados no Facebook eram referentes a
            No aspecto do atendimento ao cliente, vale lembrar que   câncer. O resultado foi que mais da metade continha informa-
          96% das reclamaço~es feitas a um prestador de serviços de   c¸o~es que foram refutadas por profissionais de sau´de.
          sau´de são relacionadas ao atendimento ao cliente e apenas   Como prestadores, vale refletir qual o nosso papel no uso
          4% sobre a qualidade do serviço ou erro em diagnósticos. Isso   efetivo das ferramentas de mídias em um ambiente em que
          reforça a necessidade de um olhar mais atento sobre como   grande parcela do diagnóstico depende dos exames laborato-
          essas ferramentas podem contribuir com os esforços de re-  riais. Temos muito a contribuir.
          duc¸ão do tempo médio de atendimento por meios de aplica-  *Livro que estará disponível para download no site
          tivos, chats on-line, WhatsApp, entre outros canais. Enquan-  www.sbpc.org.br em breve.
          to um agendamento via telefone dura aproximadamente 15
          minutos, quando feito por canais on-line tem um gasto me´-
          dio de 2 minutos. Outros ganhos claros nesse aspecto são a
          redução dos custos com o agendamento e maior disponibili-  DANIELA CAMARINHA
                                                             Admistradora de empresas com
          dade e padronização no atendimento. E essa dinâmica pode
                                                             MBA em Marketing de Serviços
          ser  estendida  a toda  a jornada  do cliente que, geralmente,   e Comunicação e mestre
                                                             em Administração. É CEO
          termina após a entrega do resultado. Isso evitaria a distância
                                                             da YouCare - Gestão, Marketing
          de contato entre o recebimento do resultado ate´ o retorno do   e Saúde e professora de
                                                             Marketing no MBA da FGV.
          cliente no laboratório. O que pode levar mais de 1 ano.
            Ainda sobre o canal on-line, a utilização das mídias sociais   Contato:
                                                             danielacamarinha@youcare.com.br
          e´ importante, mas não representa o único investimento a ser
          feito. É muito importante pensar de forma holística tentando

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