Page 26 - L&H_ed 242_digital
P. 26

GESTÃO DA QUALIDADE




         É TEMPO DE PLANEJAR




         PARA MUDAR O FUTURO! por Maria Elizabete Mendes

               stamos no final do ano e este é um bom momento para   estes fatores têm para o desempenho e qual será a tendência
               se começar a planejar as mudanças, que serão parte da   para o futuro. Trata-se de uma forma simples de verificação da
         Erotina da gestão laboratorial para 2020. O conhecimen-  posição estratégica da empresa porque efetua uma síntese das
          to sobre a concorrência, a avaliação do poder de negociação   análises internas e externas, priorizando ações para o forta-
          com os fornecedores, as ameaças trazidas pelas inovações, os   lecimento dos aspectos positivos, escolha do que será melho-
          novos concorrentes do mercado de atuação e o valor que o seu   rado, na busca das chances de crescimento e do aumento de
          laboratório agrega para os clientes, trazem a percepção da ne-  oportunidades, sempre considerando os riscos e sua análise.
          cessidade de mudar, estimulando dirigentes laboratoriais a se   Em  um  processo  de  mudanças,  é  preciso  considerar  a
          anteciparem, renovando para se adaptarem e evoluírem.   etapa  de  transição,  empregando-se  outro  instrumento  de
                                                         gestão da qualidade, para solucionar desafios futuros: o ciclo
                                                         do  PLAN-DO-CHECK-ACT.  Na  fase  PLAN,  são  estudados  os
         Planejamento bem                                porquês de cada mudança, elaboram-se os planos de ações,
         desenvolvido traz bons                          cuidando para que os riscos sejam prevenidos e os efeitos co-
         acontecimentos, resultados                      laterais sejam minimizados. Na fase DO: deve-se sensibilizar
                                                         e engajar a todos para a aplicação dos novos métodos defi-
         e muitas mudanças                               nidos, capacitando-os para alterarem processos, desenvolve-
         para o ano novo!                                rem novos produtos/ serviços e implantarem novas maneiras
                                                         de  gerenciar,  coletando-se  dados  sobre  o  cumprimento  dos
                                                         novos padrões estabelecidos. Na etapa CHECK, há verificação
            Quando este processo não é parte das funções empresa-  se  os  itens  planejados  estão  sendo  cumpridos,  medindo-se
         riais regulares, ele passa a ser involuntário e compulsório por-  os resultados e avaliando-se a efetividade das ações. Na fase
         que  ocorre  tardiamente,  tornando-se  um  pré-requisito  para   ACT, as ações dentro das novas diretrizes planejadas se per-
         a  sobrevivência  do  laboratório.  As  mudanças  podem  ser  in-  petuam (quando corretas), ajustes são efetuados ou revisões
         crementais (pequenas melhorias são implantadas): melhorar   completas são promovidas, se necessário.
         processos internos, ampliar a participação no mercado labo-  A medida do sucesso de um processo de mudanças ba-
         ratorial regional, aumentar sua produtividade, gerar melhores   seia-se na declaração e compartilhamento de visão da mu-
         resultados financeiros, melhorar as negociações com as fontes   dança, na comunicação efetiva, no comprometimento e nos
         pagadoras.  Podem  ser  transformadoras  (uso  da  inteligência   bons  exemplos  dados  por  lideranças  inspiradoras,  na  ma-
         artificial dentro do negócio, alterar a forma como os clientes   nutenção do ritmo de transformações propostas, na análise
         veem a empresa, focar num nicho de mercado, atuar em ou-  constante do desempenho em cada etapa da jornada, na in-
         tro país). Outras podem trazer uma evolução para o negócio   corporação  das  mudanças  no  cotidiano  do  laboratório e  da
         (criar outras unidades de negócio, gerar melhores condições   celebração de resultados positivos alcançados.
         de trabalho para os colaboradores, investir nas boas práticas   Planejamento bem desenvolvido traz bons acontecimen-
         de patologia clínica, estabelecer uma política de valorização e   tos, resultados e muitas mudanças para o ano novo!
         retenção de talentos). Mudanças revolucionárias ocorrem com:
         novas propostas e estratégias, a parceria com um grande labo-
         ratório, uma inovação disruptiva, um novo modelo de gestão
         introduzido ou um novo mercado de atuação.           MARIA ELIZABETE MENDES
            As transformações requerem avaliação do estado atual do   é médica patologista clínica, doutora em Medicina-Patologia,
                                                              administradora hospitalar, responsável pelo Núcleo de
         laboratório,  fazendo-se  um  diagnóstico.  Recomenda-se  uma   Qualidade e Sustentabilidade da Divisão de Laboratório
         análise do cenário através da matriz SWOT (forças-fraquezas   Central do HCFMUSP, chefe da Seção Técnica de Bioquímica
                                                              de Sangue da Divisão de Laboratório Central do HCFMUSP.
         - oportunidades e ameaças). Esta ferramenta de gestão e de
         planejamento  possibilita  a  análise  dos  pontos  contribuintes   Contato: m.mendes@hc.fm.usp.br
         para  o  sucesso  ou  fracasso,  identificando-se  o  impacto  que

                                                        26
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31