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SHORT COMMUNICATION  GESTÃO LABORATORIAL






          coletivo. Somos melhores quando trabalhamos juntos, foca-  FIGURA 4 Template do início da ata de reunião das equipes
          dos nas pessoas com quem atuamos e a quem servimos .   de Análises Clínicas.
                                                     (2)
          Nossa capacidade de conexão e de construção coletiva é es-
          sencial para um cuidado efetivo, confiável e seguro, elemen-
          tos essenciais para uma cultura de excelência no atendimen-
          to  aos  pacientes .  Ao  construir  coletivamente um
                        (3)
          denominador comum e ao empoderar os próprios colabora-
          dores a definirem as métricas de reconhecimento, levamos a
          equipe a uma construção em grupo baseada em people cen-
          tered design e em aprendizado coletivo sobre como vivemos
          nosso propósito comum, com foco no paciente.
            O  desafio  de  superar  as  métricas  tradicionais  (KPIs)  e
          destacar a cultura como elemento chave do reconhecimento
          foi abraçado e celebrado: ao optar por reconhecer histórias
          com foco no “Amor por cuidar de pessoas com excelência, em
          busca do extraordinário” escolhemos juntos escrever nossa   temas de aprendizado coletivo, no paciente e seus familiares.
          própria coletânea de exemplos a serem seguidos; definimos   Outro aspecto importante desse mindset é o reconhecimento
          nossos  calibradores  internos do que consideramos nossa   de que segurança não é apenas  a ausência de risco físico,
          cultura de orgulho e sucesso técnico. O projeto foi realizado   mas também a busca por dignidade e equidade no cotidiano,
          in house, com as pessoas e para as pessoas de Análises Clíni-  levando  a um  ambiente seguro  para  a  discussão  e para o
          cas. O investimento, portanto, foi bastante reduzido, mas seu   aprendizado . Para que nossas equipes não deixem de ‘ver os
                                                                   (3)
          retorno foi extraordinário, especialmente se considerarmos    pacientes’ por estarem em um ambiente controlado e distan-
          o feedback dado pelas equipes e a coletânea de histórias ex-  te das Unidades de Atendimento e Hospitais, precisamos re-
          traordinárias obtidas num único trimestre.      forçar as histórias que mostram como mantemos essa cone-
            As edições do prêmio serão anuais e as histórias estão   xão  à distância e como reconhecemos nossos  colegas por
          sendo registradas na ata de reunião das equipes, aguardando   seu foco no ‘servir’. De fato,  várias histórias do Jaleco de Ouro
          o momento de serem compartilhadas. O formato dessa ata   mostram como resolvemos desafios da rotina laboratorial e
          foi modificada para destacar, já no seu início, o valor que da-  entregamos valor para os nossos pacientes.
          mos ao aprendizado coletivo e às comemorações, através dos   O Jaleco de Ouro, com seu propósito comum e suas histó-
          campos: “o que aprendemos hoje”, “o que vamos comemorar”   rias extraordinárias, pode ser customizado para outras áreas
          e “o que fizemos de extraordinário ou o que fizeram de extra-  técnicas de outros laboratórios e áreas corporativas que tam-
          ordinário  para nós”  (Figura  4). Essas  mudanças  proporcio-  bém queiram passar por uma experiência de co-criação, sen-
          nam  registros diários  de  nossas histórias  de  superação  de   sibilização  e  celebração de cultura organizacional.  Assim
          desafios com foco no paciente e nos fazem parar e refletir   como na rotina laboratorial, deverá ser aprimorado e re-tes-
          sobre os comportamentos que consideramos modelo para a   tado nos intermináveis ciclos de melhoria contínua. Espera-
          manutenção da nossa cultura de excelência e acolhimento.   mos, contudo, que a cada passo dessa caminhada as pessoas
            Migrar de um mindset de inspeção para um mindset de   permanecem no centro do design.
          co-criação  requer  a adoção  de termos,  ferramentas  e falas
          mais soft, mais voltadas ao people centered design . Mais do   Contato:
                                               (4)
          que isso, requer que o foco da gestão seja no que ocorreu ‘cer-  Grupo Gestão de Operações Técnicas
          to’ e não apenas no que está ‘errado’, na proatividade, nos sis-  e-mail gestao.operacoes@grupofleury.com.br

          REFERÊNCIAS
          1.   GLAZER, R. My team asks each other this    3.  FRANKEL A. et al. A framework for safe, reliable,   5.  DAWSON, J. Tha lab quality continuum.
           1 question every week, and it changed our culture   and effective care.Institute for Healthcare   MedicalLab Management, jul. 2016.
           for the better. Inc., 24 jul. 2018.   Improvement and Safe & Reliable Healthcare,
                                           Cambridge, MA, 2017.          6.  MANDELLI, P. Construindo uma
          2.  KACHIRSKAIA, I.; MATE, K.; NEUWIRTH, E.                      organização de livre desempenho. Revista
           Human-centered design and      4.  SILVA F. et al. Refletir, degustar, digerir e sustentar: um   DOM, pp. 88-95, jul/out 2007.
           performance improvement: better together.    roadmap de experiências para a inovação em gestão
           Nejm Catalyst, jun. 2018.       na área de análises clínicas. LAES&HAES, out. 2018.

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