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SHORT COMMUNICATION GESTÃO LABORATORIAL
coletivo. Somos melhores quando trabalhamos juntos, foca- FIGURA 4 Template do início da ata de reunião das equipes
dos nas pessoas com quem atuamos e a quem servimos . de Análises Clínicas.
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Nossa capacidade de conexão e de construção coletiva é es-
sencial para um cuidado efetivo, confiável e seguro, elemen-
tos essenciais para uma cultura de excelência no atendimen-
to aos pacientes . Ao construir coletivamente um
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denominador comum e ao empoderar os próprios colabora-
dores a definirem as métricas de reconhecimento, levamos a
equipe a uma construção em grupo baseada em people cen-
tered design e em aprendizado coletivo sobre como vivemos
nosso propósito comum, com foco no paciente.
O desafio de superar as métricas tradicionais (KPIs) e
destacar a cultura como elemento chave do reconhecimento
foi abraçado e celebrado: ao optar por reconhecer histórias
com foco no “Amor por cuidar de pessoas com excelência, em
busca do extraordinário” escolhemos juntos escrever nossa temas de aprendizado coletivo, no paciente e seus familiares.
própria coletânea de exemplos a serem seguidos; definimos Outro aspecto importante desse mindset é o reconhecimento
nossos calibradores internos do que consideramos nossa de que segurança não é apenas a ausência de risco físico,
cultura de orgulho e sucesso técnico. O projeto foi realizado mas também a busca por dignidade e equidade no cotidiano,
in house, com as pessoas e para as pessoas de Análises Clíni- levando a um ambiente seguro para a discussão e para o
cas. O investimento, portanto, foi bastante reduzido, mas seu aprendizado . Para que nossas equipes não deixem de ‘ver os
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retorno foi extraordinário, especialmente se considerarmos pacientes’ por estarem em um ambiente controlado e distan-
o feedback dado pelas equipes e a coletânea de histórias ex- te das Unidades de Atendimento e Hospitais, precisamos re-
traordinárias obtidas num único trimestre. forçar as histórias que mostram como mantemos essa cone-
As edições do prêmio serão anuais e as histórias estão xão à distância e como reconhecemos nossos colegas por
sendo registradas na ata de reunião das equipes, aguardando seu foco no ‘servir’. De fato, várias histórias do Jaleco de Ouro
o momento de serem compartilhadas. O formato dessa ata mostram como resolvemos desafios da rotina laboratorial e
foi modificada para destacar, já no seu início, o valor que da- entregamos valor para os nossos pacientes.
mos ao aprendizado coletivo e às comemorações, através dos O Jaleco de Ouro, com seu propósito comum e suas histó-
campos: “o que aprendemos hoje”, “o que vamos comemorar” rias extraordinárias, pode ser customizado para outras áreas
e “o que fizemos de extraordinário ou o que fizeram de extra- técnicas de outros laboratórios e áreas corporativas que tam-
ordinário para nós” (Figura 4). Essas mudanças proporcio- bém queiram passar por uma experiência de co-criação, sen-
nam registros diários de nossas histórias de superação de sibilização e celebração de cultura organizacional. Assim
desafios com foco no paciente e nos fazem parar e refletir como na rotina laboratorial, deverá ser aprimorado e re-tes-
sobre os comportamentos que consideramos modelo para a tado nos intermináveis ciclos de melhoria contínua. Espera-
manutenção da nossa cultura de excelência e acolhimento. mos, contudo, que a cada passo dessa caminhada as pessoas
Migrar de um mindset de inspeção para um mindset de permanecem no centro do design.
co-criação requer a adoção de termos, ferramentas e falas
mais soft, mais voltadas ao people centered design . Mais do Contato:
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que isso, requer que o foco da gestão seja no que ocorreu ‘cer- Grupo Gestão de Operações Técnicas
to’ e não apenas no que está ‘errado’, na proatividade, nos sis- e-mail gestao.operacoes@grupofleury.com.br
REFERÊNCIAS
1. GLAZER, R. My team asks each other this 3. FRANKEL A. et al. A framework for safe, reliable, 5. DAWSON, J. Tha lab quality continuum.
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for the better. Inc., 24 jul. 2018. Improvement and Safe & Reliable Healthcare,
Cambridge, MA, 2017. 6. MANDELLI, P. Construindo uma
2. KACHIRSKAIA, I.; MATE, K.; NEUWIRTH, E. organização de livre desempenho. Revista
Human-centered design and 4. SILVA F. et al. Refletir, degustar, digerir e sustentar: um DOM, pp. 88-95, jul/out 2007.
performance improvement: better together. roadmap de experiências para a inovação em gestão
Nejm Catalyst, jun. 2018. na área de análises clínicas. LAES&HAES, out. 2018.
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