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SHORT COMMUNICATION GESTÃO LABORATORIAL
O “JALECO DE OURO”: VALORIZAR
CULTURA ORGANIZACIONAL E
COMPORTAMENTOS EXTRAORDINÁRIOS
COMO UMA DAS FORMAS DE CONECTAR
O LABORATÓRIO COM OS PACIENTES
por Sanches, Leticia Martins* • Vargas, Patricia Isquierdo Moreno* • Silva, Flavia Helena da* • Bitencourt, Kelly Soliani • Tanaka, Ana
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Carolina • Bovenzo, Tatiane Nascimento • Minatel, Mauricio Guerino • Guimarães, Gustavo Stuani • Rizzatti, Edgar Gil 1
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1 Diretoria Executiva Médica, Técnica e Processos 2 Diretoria Executiva de Pessoas
*Estes autores contribuíram igualmente para o trabalho.
omentar processos bottom up, em que colaboradores e rentes núcleos técnico-operacionais em todo o Brasil, vem es-
equipes sintam-se empoderados a resolver problemas tudando o human centered design por meio de alguns projetos
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Fe a contribuir de forma engajada e alinhada à cultura relacionados à inovação em gestão . Na realização de mais de
organizacional é um desafio para gestores de empresas de 70 milhões de exames por ano, essas equipes vivenciam dife-
qualquer segmento . Talvez isso seja particularmente verda- rentes histórias de atuação focadas no paciente. Desafios diá-
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deiro na área de saúde, onde a melhoria contínua de processos rios são vencidos e incorporados à nossa memória organiza-
no dia a dia é também relevante para o aprimoramento da ges- cional reforçando a cultura organizacional com foco no
tão da qualidade e da segurança dos pacientes (2-3) . Nesse con- paciente. Os momentos capturados por essas histórias permi-
texto, a cultura e o aprendizado evoluem de forma indissociá- tem que seus protagonistas, os colaboradores, sejam reconhe-
vel e requerem uma identidade de grupo, um “reconhecer cidos pela conexão das suas ações com o propósito da empre-
coletivo” sobre os modelos de excelência com foco nas pesso- sa, pela capacidade de superação de desafios, pela constatação
as. Um ferramental desenvolvido recentemente que nos habi- de que as atitudes devem se basear nos nossos valores e na
lita a trabalhar todos esses elementos com as equipes de for- colaboração entre pessoas e equipes. Esse ‘reconhecer diário’
ma estruturada é o assim chamado human centered design . retroalimenta positivamente a cultura; quanto mais visível a
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O human centered design (ou people centered design) é pessoa se tornar, maior tende a ser o seu engajamento e a sua
uma modelagem poderosa para que a criação coletiva amplie contribuição para a equipe e para a empresa .
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as sinergias e o engajamento entre pessoas e equipes . Parti- O contato em primeira mão com pacientes e familiares é
cularmente relevante para o setor de saúde, a expressão de algo que faz parte do dia a dia dos profissionais que trabalham
experiências positivas sobre ter sido envolvido em projetos em Unidades de Atendimento e Hospitais. Esse contato permite
que utilizam essas técnicas é relatada como fonte de maior que o feedback, em termos de elogios ou reclamações, também
engajamento entre pacientes, seus familiares e equipes técni- seja realizado em primeira mão. Já os profissionais que traba-
cas . Dessa forma, a cultura de excelência pode albergar con- lham em áreas de backoffice, como é o caso dos profissionais
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ceitos de inovação, melhores práticas, mindset preventivo, e a que atuam em laboratórios de Análises Clínicas, raramente têm
importante ‘organização de aprendizado’ . Todas essas carac- a oportunidade de ter seu trabalho visto e apreciado ou de rece-
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terísticas são essenciais para que a melhoria contínua, a qua- ber feedbacks de pacientes e familiares. Mesmo tendo consci-
lidade e a segurança dos pacientes façam parte do dia a dia na ência da importância do trabalho que realizam para o diagnós-
cultura de uma equipe técnica da área da saúde. tico e acompanhamento dos pacientes, essa necessidade de ‘ser
A equipe de Análises Clínicas do Grupo Fleury, composta visto e ser reconhecido pelos esforços focado nos pacientes’,
por aproximadamente 1.300 colaboradores, dispersos em dife- mesmo sem o feedback em primeira mão, foi percebida por um
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