Page 98 - L&H_ED 241_DIGITAL
P. 98
ARTIGO CIENTÍFICO GESTÃO LABORATORIAL
integralidade entre as áreas junto com a comunicação CONSIDERAÇÕES FINAIS
eficiente, busca um atendimento de boa qualidade (SI- A definição das competências do gestor de saúde, tais
MAN et al, 2015). como: liderança, comunicação, organização, planejamen-
Destacam-se também as ofertas de cursos por algu- to, agilidade, bom relacionamento, conhecimento, criati-
mas empresas aos seus funcionários, com duração média vidade e capacidade de motivação, formadoras do perfil
de três meses e o objetivo destes é de ter profissionais do gestor, assim como as discussões sobre a gestão de tais
mais qualificados sem que os mesmos tenham que bus- serviços de saúde são essenciais para a qualificação da
car outros cursos fora da empresa. Apesar de inovador, rede de assistência. (PEITER, CAMINHA, OLIVEIRA, 2016).
vale ressaltar que são minoria no Brasil empresas que A literatura demonstra ainda os benefícios que a for-
ofertam esses cursos dentro da sua estrutura, porém onde mação direcionada a esta linha de trabalho proporcionam
são aplicados os colaboradores se sentem mais motiva- para o processo de gestão, evidenciando a necessidade de
dos. Ainda, em se tratando da motivação, esta também é estabelecimento das competências do gestor local de saú-
algo que o hospital prioriza na sua gestão de pessoas, jun- de. Tendo em vista a crescente valorização e reconheci-
to com a premiação dos funcionários quando uma meta é mento da importância do nível primário da atenção, a
alcançada (DUTRA, ZUPPANI, NASCIMENTO, 2014). análise da gestão de tais serviços de saúde mostrando es-
sencialidade para a qualificação da rede de assistência e
diminuição das fragilidades para a coordenação do cuida-
É ressaltado que os do e problemas em organizar o fluxo de pacientes para
gestores utilizam pouco uma adequada atenção à saúde, que atualmente se mostra
com frágeis instrumentos de integração e importantes
os sistemas de informação barreiras ao acesso à atenção especializada, que limitam
no planejamento e o grau de integração da atenção primária na RAS, frag-
controle de suas unidades, mentando o cuidado (VIEIRA, GAZZINELLI, 2017).
Com relação à atenção secundária, expõe-se um papel
abrangendo assim imprescindível na resolubilidade e integralidade do cui-
a percepção de que os dado, de ampliação do acesso às consultas e procedimen-
sistemas de informações tos especializados, que tentam articular os pontos da RAS
que tradicionalmente encontram-se distantes. A identifi-
em saúde configuram um cação de dificuldades nos elementos que compõem a mo-
instrumento técnico delagem da RAS permitiu localizar os atuais problemas do
burocrático nível da atenção secundária em relação à população/terri-
tório, sistema operacional e modelo de atenção, que cons-
tituem desafios a serem superados. Há que se aprimorar
ferramentas de planejamento, estabelecer protocolos e
É notório como a estratégia de gestão de pessoas (GP) melhorar a capacidade dos serviços, em termos de acesso
quando tratada como uma prioridade por uma empresa e variabilidade de oferta. (ERDMANN et al, 2013).
atualmente é um diferencial no mercado competitivo É ressaltado que os gestores utilizam pouco os siste-
atual. O panorama competitivo está mudando, e com di- mas de informação no planejamento e controle de suas
ferentes modelos de competitividade, demandam capa- unidades, abrangendo assim a percepção de que os siste-
cidades organizacionais por parte das empresas, visando mas de informações em saúde configuram um instrumen-
a um melhor atendimento a seus clientes e se diferen- to técnico burocrático, cuja única interação com suas uni-
ciam de seus concorrentes. Ulrich et al (1991) destacam dades é representada pelo esforço em alimentar os dados
que essas capacidades vieram a partir da redefinição e solicitados. Muitas vezes, as ações de saúde são planeja-
redistribuição de práticas, funções e profissionais de GP; das em função exclusivamente da demanda espontânea
enfatiza-se também que, para se destacarem, as organi- dos usuários e trazem maiores dificuldades e limitações
zações têm que adicionar valor a investidores, clientes e para uma utilização mais efetiva das informações em
funcionários, que são considerados os principais valores saúde, a lentidão dos sistemas; o número reduzido de pro-
das organizações. fissionais; a falta de capacitação periódica; e a pouca inte-
98