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ARTIGO CIENTÍFICO GESTÃO LABORATORIAL
da, precisa observar o estabelecimento de normas de funcio- mulheres em geral possuem salários menores do que os
namento e cumprimento de diretrizes organizacionais nas homens (BARATA, 2009).
atividades de gestão. Finalmente, em relação aos processos, Foi detectada uma falta de profissionalização, capacita-
permitir os fluxos de referência e contrarreferência e a ga- ção e institucionalização do cargo para o desempenho da
rantia de retorno, transporte eficiente de pacientes, planeja- função gerencial na APS, pois os estudos indicaram que a
mento das ações e serviços e a resolubilidade na atenção maioria dos gerentes não fizeram nenhum tipo de curso
primária (MENDES, 2011). voltado para ser o gestor (OHIRA, 2014), chegando a um per-
O gestor na atenção terciária deve ser capaz de geren- centual acima de 70% em algumas regiões. Entretanto, ob-
ciar de forma eficiente a complexidade das atividades das serva-se também uma crescente necessidade de promove-
instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo rem treinamentos em áreas de comunicação e informação,
de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um já que há uma tendência dos serviços serem mais informa-
agente multiplicador apto a resolver questões internas e tizados (PEITER, 2017).
externas da organização e suas relações humanas, sociais No contexto atual de saúde do Brasil, existe uma tripla
e tecnológicas. Ao tratar sobre os papéis do administrador, carga de doenças advindas da transição demográfica e epi-
faz alusão ao exercício das capacidades de desenvolver re- demiológica que o país enfrenta e, com isso, é necessária a
lações com os pares, fazer negociações, motivar os subordi- integração dos serviços de saúde tanto público como privado
nados, solucionar conflitos, estabelecer redes de informa- (MENDES, 2011). A continuidade de tratamentos e assistência
ções, difundir informações, tomar decisões e alocar integral é precisa para proporcionar qualidade de saúde para
recursos, o que engloba as dimensões interpessoais, infor- os indivíduos, e ela é feita através das RAS. Apesar de não ser
macionais e decisionais (MACHADO, 2011). um tema tão atual implementado, as RAS estão ainda em fa-
Foi realizada uma revisão de artigos relacionados à im- lha no mundo todo, pois encontram-se enfrentando extrema
portância dos gestores nas RAS e inicialmente foi verificado dificuldade na integração.
que a maioria dos gestores das UBS são do sexo feminino, Mesmo com a implementação da Estratégia da Saúde da
sendo que há uma prevalência de profissionais formados em Família (ESF) no Brasil com a intenção de melhorar a assis-
enfermagem; um outro parâmetro analisado foi que na APS tência na APS, houve a descentralização e regionalização
os gestores se encontram numa faixa etária entre 21 e 30 do sistema, que trouxe consigo a fragmentação, pois nos
(OHIRA, JUNIOR, NUNES, 2014). municípios há uma certa fraqueza na capacidade de inte-
grar (CAMPOS, 2006).
A RAS pode ser considerada um arranjo organizativo de
A atenção secundária ações e serviços de saúde, sendo utilizados vários critérios,
desempenha papel como capacidade resolutiva, organização da porta de entrada
imprescindível na resolubilidade da UBS, percurso do usuário até a atenção especializada, con-
trole do fluxo de usuários, sistema de regulação e marcação
e integralidade do cuidado, de consultas, protocolos clínicos, acesso aos hospitais e es-
com ampliação do acesso pecialidades, entre outros. Dos aspectos citados, pode-se no-
a consultas e procedimentos tar, a partir da análise, que existe uma fragilidade em relação
a esses principais pontos de integração e a população está
especializados sujeita a essa qualidade de atendimento (VIEIRA, 2017).
A atenção secundária desempenha papel imprescindí-
vel na resolubilidade e integralidade do cuidado, com am-
Neste universo de gestão na APS, verifica-se que os ges- pliação do acesso a consultas e procedimentos especiali-
tores, apesar de se encontrarem com uma faixa etária rela- zados, articulando os pontos da RAS que tradicionalmente
tivamente baixa, mais jovem, possuem a responsabilidade encontravam-se distantes (ERDMANN, ANDRADE, MELLO,
de ter a habilidade de liderança, agilidade, conhecimento, DRAGO, 2013).
comunicação, planejamento, bom relacionamento, criativi- Algumas práticas para melhoria na rede de serviços fo-
dade e capacidade de motivação (PEITER CAMINHA, OLI- ram identificadas e foram separadas em quatro categorias de
VEIRA, 2017). Contudo, foi evidenciado que houve uma pro- análise que dão suporte à formulação do modelo teórico, difi-
blemática nas questões de renda, sendo observado que as culdades na organização das práticas de saúde, melhores
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